Aqui está um carro tão incomum me pegou na Internet. Talvez para especialistas não haja nada de especial, mas me pareceu muito interessante.
Primeiro, descubra o pano de fundo deste projeto. Lá vivia na Europa alguém Pierre Tissier, mestre de carros. E a Europa, como é conhecida, é orgulhosa, mas relativamente pequena. E havia uma questão muito urgente sobre a rapidez e o custo do transporte de cargas relativamente pequenas, mas muito urgentes, de uma parte da Europa para outra. Seria lógico usar a solução tradicional - um caminhão! Mas naqueles anos não tinha nada a ver com a palavra "rápido".
E ficou claro para o designer francês: por que não fazer um caminhão sair de um carro?
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No início dos anos setenta, um dos revendedores de automóveis precisava de um transportador automático rápido e conveniente para enviar carros para a Espanha. E Tisse fez um transportador automático como esse. A base foi tirada do lendário Citroen DS, à frente da qual a plataforma de carga estava atracada. E desde que o comprimento do carro aumentou muito, Tisie acrescentou outro eixo traseiro. Ao mesmo tempo, a suspensão hidropneumática original da Citroen foi mantida. Um talentoso inventor apreciou suas capacidades - graças a ela, o carro pode ser carregado como você quiser, mas nem a distância do solo nem a controlabilidade do carro ainda mudaram.
Com sua massa de 2 toneladas, o carro poderia transportar uma carga de até 1,5 toneladas!
Um minibus foi feito com base no Citroen CX Series I sedan com um motor diesel turbo de 2,5 litros sob o capô.
Imediatamente atrás da porta de trás, outra porta foi cortada da versão alongada (prestígio) e depois o resto foi adicionado.
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Esta experiência foi tão bem sucedida que Pierre começou a receber encomendas para a fabricação de tais carros. E isso tornou possível, já em 1973, criar a empresa Application des Procédés Tissier, que construiu o Citroën de seis e às vezes até oito rodas quase até 2008. Muitas variações diferentes foram lançadas, entre as quais ambulâncias, caminhonetes de seis rodas para entrega expressa de jornais e campistas e até mesmo um helicóptero.
Infelizmente, o custo de retrabalhar um Citroen serial em um monstro multi-roda aumentou constantemente e com o tempo tornou-se pouco lucrativo. Mas o nome de Pierre Tissier (que, a propósito, morreu há não muito tempo - em 2010) permaneceu para sempre na história automotiva.
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Este carro foi reconhecido como o "Melhor carro de passageiros" no 25º Salão Internacional do Automóvel em Nice, em 1981.
1981 - usado para transportar os participantes e a imprensa durante o torneio de tênis Roland Garros (Roland-Garros).
1982-1983 - também usado diariamente para a imprensa, mas já durante a corrida de ciclismo Tours de France (Tours de France).
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Pierre Tise ocupa um lugar especial no mundo automotivo com até 6 rodas e ainda mais. Este é certamente não apenas um dos maiores especialistas do mundo neste campo, mas também um especialista em construir a Citroën com mais de quatro rodas. O princípio de sua construção é baseado na tecnologia hidráulica Citroën, para a qual ele fez a extensão da suspensão hidropneumática para vários outros eixos. Ele é até um pioneiro nessa área.
Pierre Tissier
As criações da Tisie foram divididas em várias versões para atender às diversas necessidades dos clientes, muitas vezes exigindo e procurando veículos específicos para realizar tarefas específicas.
Ele trabalhou principalmente com DS, CX, XM, mas também houve desenvolvimentos baseados no C25, C35, Jumpe e Espace.
Graças às características técnicas, construção de estrutura, hidráulica, não só na suspensão, mas também no sistema de freio, Tisse produziu carros não só para impressionar com a aparência (como alguns fazem ...). Suas criações tinham habilidades incríveis, muitas vezes inesperadas. Seus veículos, desenvolvidos com base em carros de passageiros, tinham qualidades insuperáveis de levantamento e fora de estrada, o que se tornou a razão para os rivais copiarem, com frequência menos sucesso.
Pierre Tissier
Em 1972, Pierre Tise teve a ideia de construir sua primeira "centopéia" baseada no DS. Foi então que um dos agentes em Paris estava à procura de um transportador automático rápido e conveniente para transportar carros para a Espanha. Mas nenhum dos existentes não satisfez. Então Tisie decidiu construir um carro com base no Citroen DS, que tinha muitas vantagens. Ele conseguiu implementar este projeto dentro de 3 meses. Como resultado, um carro híbrido nasceu, consistindo na frente do Citroen DS e uma plataforma para transportar carros em três eixos com pequenas rodas de 10 polegadas.
Primogênito
Este Citroen DS de duas portas fez um excelente trabalho com sua tarefa e foi exibido na TV no programa “É engraçado”. É possível que graças a isso, sua criação não tenha passado despercebida, e já em 1973 ele recebeu uma ordem para um modelo similar.
Este foi o começo de uma aventura fabulosa chamada "Aplicação Des Procédés Tissier". Esta é a campanha de Pierre Tise, que ele criou para a construção de tais carros. E a própria invenção foi patenteada por ele.
Muito rapidamente, ele recebe outros pedidos de carros novos. Eles estão interessados em garagens e vários serviços de assistência técnica.
Junto com a construção dos primeiros autotransportadores da DS, Pierre Tise desenvolve uma van de 6 rodas para o transporte da impressora, também com base na DS. As primeiras cópias saem das oficinas em 1974. O DS Tissier de seis e oito rodas rapidamente provou sua estabilidade e eficiência.
O DS de seis rodas da empresa de TV Télé Cinétel ajuda Remy Julien a filmar no Jaguar XJ6 série III.
Pierre Tissier trabalhou com o carro Citroën SM apenas uma vez ...
Citroën SM
Quando o Citroën CX substitui o DS em 1975, Pierre Tissier estuda o novo carro e, usando novas idéias, cria muitos veículos de seis rodas diferentes: ambulâncias, vans e muitos outros corpos para pedidos específicos de clientes. Ele construiu os autotransportadores sob o mesmo princípio que o DS, e acabou tornando-os famosos.
O Citroën CX permite que Pierre Tissier use plenamente suas muitas idéias incomuns para criar protótipos, vendidos com sucesso graças às condições econômicas favoráveis (que não estão mais presentes). Esses modelos então atraíram grandes clientes fiéis, como a empresa Hollander ou a ambulância, que encontraram muitas vantagens para Tisie.
Ambulância Citroën CX
Quando o XM substitui o Citroën CX em 1989, Pierre Tissier não só continua sua transformação com base neste novo sedã grande, tomando-o como base para a construção de vans e ambulâncias, mas também lança um novo nicho para si mesmo - limusines teste bem sucedido no CX). Dois modelos diferentes foram criados, um dos quais foi nomeado "Majestade". Cada um fez várias cópias. Também produziu vários transportadores de automóveis.
Bagagère XM
Plateau XM
Mas, infelizmente, o período do XM coincidiu com uma diminuição na demanda por carros no mercado, incluindo este tipo de carro não padrão. Sem ir fundo, digamos que isso aconteceu por vários motivos, inclusive devido ao alto custo do retrabalho.
Hoje, a maioria dos veículos Tisie ainda existe, sendo mantida por colecionadores e amadores, que, na maioria das vezes, os utilizam de tempos em tempos. Mas alguns carros, como antes, nos velhos tempos, trabalham diariamente.
Hoje, a maioria dos veículos Tisie ainda existe, sendo mantida por colecionadores e amadores, que, na maioria das vezes, os utilizam de tempos em tempos. Mas alguns carros, como antes, nos velhos tempos, trabalham diariamente.
Pierre Tissier - o engenhoso inventor do Citroën de 6 rodas morreu em 4 de abril de 2010.
Ele era um homem carismático, engenhoso e cheio de recursos.
Ele era um homem carismático, engenhoso e cheio de recursos.
Fazia parte da história automotiva francesa e fazia parte da marca Citroën.
Pierre Tissier fundou a empresa Application des Procédés Tissier, que produziu o Citroën de seis rodas de 1973 a 2007.
E, em conclusão, ainda o trabalho de Pierre Tissier:
Citroen CX Tissier Loadrunner 1991
Citroen CX Tissier Loadrunner 1991
Pegue um helicóptero? Fácil!
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