Eu vi essa foto na coleção da Internet e lembrei que tinha lido algumas coisas incríveis sobre esse carro. Bem, por exemplo:
- Bugatti Veyron tem sido o carro mais rápido produzido em massa no mundo. A velocidade máxima que foi definida em 2010 é de 431 km / h. Agora, argumentar que o carro de produção mais rápido Hennessey Venom GT
- O nome deste lendário carro foi em homenagem ao piloto francês Pierre Veyron, vencedor da corrida diária em 1939 em Le Mans.
- Bugatti Veyron é também um dos carros modernos mais caros do mundo. Os preços começam em 1,4 milhões de euros, embora haja modificações muito mais caras. Alguns deles estão limitados a uma única cópia. Mas, em geral, o carro mais caro do mundo é reconhecido Mercedes-Benz 300SL W198
- O consumo de combustível neste carro é verdadeiramente enorme. Com um acelerador totalmente aberto, é de 125 litros por 100 km. maneiras: este é o preço da velocidade de gravação. Poucos carros podem se gabar de tais resultados.
- Leva apenas 10 segundos para este carro, que está se movendo na velocidade máxima, parar completamente. Neste caso, o motorista nem precisa segurar o volante: o carro durante a frenagem não é deslocado da sua trajetória em linha reta.
- O poder do Bugatti Veyron de acordo com várias fontes varia de 1020 a 1040 cavalos de potência. No entanto, o poder declarado oficialmente é de 1001 hp
- Para seu resfriamento, 10 radiadores são usados. O couro de vaca alpino é usado para aparar o interior, pastando a uma altitude de 2000 metros acima do nível do mar, já que não há mosquitos e nem pequenas falhas na pele. No interior de um carro leva mais de 20 peles de animais.
- Para imaginar totalmente o alto custo do carro, vale a pena notar que a caixa de câmbio Bugatti Veyron sozinha é mais cara que a Porshe 911, e os discos de freio são mais caros que o Volkswagen Golf.
E vamos ler sobre a história de sua criação em mais detalhes ...
Outono de 1999: todos os “sms” com o Nokia 3210, reinstalar o Windows 98 e aguardar o apocalipse por causa do “problema 2000”, finalmente colocando uma imagem do Lamborghini Diablo no desktop. Ao mesmo tempo, no Tokyo Motor Show, a marca Bugatti, revivida pelo poderoso Volkswagen, mostra o conceito de um supercarro. E declara que ele vai construir um carro de produção com mil cavalos de potência, capaz de ganhar pelo menos 400 quilômetros por hora - o Veyron.
Então eles chamaram de fantasia por trás de seus olhos e disseram que era quase impossível fazer uma coisa dessas. Mas o que parecia incrível a princípio, depois de alguns anos, transformou-se em um mestre de engenharia chefe do século XX. O seriado "Veyron" apareceu em 2005, e dez anos depois, em fevereiro de 2015, foi montada a última cópia do hipercarro. Um total de 450 desses carros foram construídos.
Ninguém em Volkswagen ou Bugatti ousou nomear em voz alta o custo de desenvolver Veyron. Em raras entrevistas, os principais gerentes da empresa disseram que o valor
está próximo do que os concorrentes gastam em projetos de Fórmula 1, mas parece que essa estimativa está ligeiramente subestimada. A julgar pelo menos pelo fato de que quase todos os detalhes foram projetados especificamente para o novo hipercarro (ninguém ameaçou tal poder ou ofereceu soluções prontas), a quantia deveria ser apenas astronômica o suficiente para comprar alguns países. E não repúblicas de banana, mas bastante desenvolvidas.
Julgue por si mesmo: nos anos 2000 não havia bombas de combustível capazes de lidar com o bombeamento de combustível para um milésimo motor (o máximo que os fornecedores poderiam oferecer seria suficiente apenas para 650 forças), nem uma caixa de câmbio pronta para “digerir” um torque monstruoso. pneus que não entrariam em colapso a 400 quilômetros por hora. Não havia sequer um túnel de vento adequado para verificar tudo - afinal, nem mesmo carros de corrida de Fórmula 1 podem acelerar a essa velocidade.
Mas o principal, claro, é o motor. Os engenheiros da Bugatti se ofereceram para levar dois "oitos", que depois poderiam ser encontrados no Audi A8, e combiná-los em uma unidade, obtendo a configuração W16. O primeiro modelo de trabalho foi construído em 2001 e enviado para Wolfsburg para testes de bancada, que quase terminou em um fiasco completo. O motor em curso de trabalho tão quente que o sistema de ventilação que remove gases de escape da sala, se queimou e quase queimou todo o edifício.
Quando a unidade atingiu sua capacidade total, gerou-se tanta energia térmica secundária que seria possível aquecer 100 casas. Os resultados dos testes mostraram que o retorno real do motor não é 1001, mas todos os 3000 cavalos de potência, mas dois terços da energia vão para o calor.
Isso significa que os engenheiros têm dois problemas mais sérios - a criação de sistemas adequados de resfriamento e exaustão. Foi proibido alterar o design do carro por ordem pessoal da gerência, por isso os designers tiveram que se adaptar.
Sem o resfriamento adequado, o
Veyronsimplesmente queimaria, e sem uma liberação normal, como os engenheiros afirmaram, teoricamente poderia queimar alguém por trás dele. Nos primeiros protótipos de teste, a uma velocidade de “mais de 300”, uma chama de dois metros irrompeu do tubo de escape. Sim, eles sorriram para a Bugatti, dificilmente nessa velocidade alguém será capaz de se aproximar do Veyron, mas isso, eles dizem, ainda é “ilegal”.
Como resultado, um sistema de exaustão de titânio e um design especial de radiadores foram desenvolvidos para o hipercarro. Um desses radiadores é feito à mão a partir de 600 placas em 15 horas. O primeiro "Veyronam" eles precisaram de até 10 pedaços: três para o intercooler, três para refrigerar o motor, um para o condicionador de ar, caixa de câmbio e outro para refrigerar o óleo no diferencial e no motor.
A montagem de motores exclusivos, cada um composto por 3.500 peças, foi realizada por um total de oito engenheiros. As peças de titânio da unidade foram entregues em um estojo por um funcionário especial, após o qual foram verificadas, montadas, apertando manualmente cada porca e testadas todas as conexões com um programa de computador.
A montagem de um motor demorou uma semana inteira.
E nesta montagem manual não termina aí. A fabricação de armações dianteiras e traseiras de alumínio é realizada por soldadores de aviação certificados, que passam até 90 horas em cada um deles. O tanque de gás é soldado de 250 partes em oito dias. Uma hora de trabalho é necessária para cada pneu (apesar do fato de que pneus comuns para veículos civis são fabricados em média em 30 segundos), e leva de quatro a cinco semanas para completar a montagem do carro por dois engenheiros.
Pneus são uma história completamente diferente. Afinal, eles devem suportar duas toneladas de massa "Veyron" e não explodir a uma velocidade que nem os aviões conseguem decolar. Este problema foi resolvido na Michelin, desenvolvendo pneus especiais com 265 milímetros de largura na frente e 365 na traseira. Na época da estréia do modelo, um kit desse tipo custava 25 mil dólares e os proprietários tinham que ir para o serviço de pneus para a França - só havia o equipamento necessário para separar as rodas. Este serviço custou cerca de 70 mil dólares.
A lista de soluções de design incomuns, inventadas especificamente para o Veyron, acabou sendo muito longa. Pegue o para-choque traseiro incrivelmente sofisticado com uma transmissão hidráulica. Pode funcionar como um freio a ar: com uma acentuada desaceleração em quatro décimos de segundo, torna-se em um ângulo de 55 graus, ajudando enormes freios de carbono-cerâmica de oito pistões (os discos, é claro, também são feitos manualmente por especialistas que costumam freiar aviões) o mais rápido possível Pare o carro. Como resultado, o hipercarro diminui de 407 para 0 quilômetros por hora em 10 segundos, e os passageiros experimentarão uma sobrecarga para 2g neste ponto.
Complemente a imagem das placas de abertura no pára-choque dianteiro, melhorando a estabilidade em altas velocidades (
Veyrontambém foi um dos primeiros carros com aerodinâmica ativa), tração nas quatro rodas com diferencial traseiro ativo, distância do solo variável e caixa de câmbio que pode moer 1250 Nm de torque e não esmigalhar a poeira.
Para a criação da transmissão a Bugatti voltou-se para a lendária empresa Ricardo. Com os esforços conjuntos de setenta e cinco engenheiros, foi criada uma transmissão robotizada de sete etapas com duas embreagens (embora estas ainda não tivessem sido encontradas em carros de produção até 2002). As transmissões mudaram em 150 milissegundos, e elas podiam ser selecionadas manualmente com shifters de magnésio que custavam a Lada Kalina. Mas dificilmente qualquer um dos proprietários seriamente apaixonado por ele.
Como resultado, essa liga de duas toneladas de carbono, titânio, magnésio, aço e alumínio de alta tecnologia poderia acelerar de zero a 100 quilômetros por hora em 2,5 segundos. Agora pode o Nissan GT-R? Ok, que tal 0-200 km / h em 7,3 segundos ou 0-300 em 16,7 segundos? Além disso, a velocidade máxima declarada de 407 quilômetros por hora em “Bugatti” foi provada publicamente, estabelecendo um recorde mundial de velocidade para veículos de produção.
Mas a que preço vem! Em primeiro lugar, para atingir o
corte, o proprietário terá que usar a segunda chave, que
abre oacesso a toda a potência do motor W16. Em segundo lugar, ele precisará de um caminhão de combustível - na velocidade máxima, o Veyron “consome” 45 mil litros de ar por minuto (isto é quantas pessoas respiram em quatro dias) e quatro litros de gasolina por cinco quilômetros, então o tanque do metrô esvaziará em cerca de 12 minutos. Em terceiro lugar, ele precisará de espaço: com velocidade de até 400 quilômetros por hora, o Veyron viaja em um segundo a uma distância igual ao comprimento de um campo de futebol, ou 6,5 quilômetros por minuto. Pneus na velocidade máxima podem suportar apenas 15 minutos e, em seguida, podem explodir.
Mas este Bugatti não foi suficiente. Em 2010, o ainda mais legal Veyron foi introduzido - o Veyron Super Sport. Recuo do motor aumentou para 1.200 potência e torque máximo para 1.500 Nm. No motor, novos turbocompressores, intercoolers mais produtivos e melhoramentos na versão, e na suspensão - surgiram outros amortecedores, molas mais rígidas e barras estabilizadoras. No início, o Veyron Super Sport desenvolveu uma aceleração de 1.4g.
Este carro estabeleceu outro recorde mundial de velocidade - 431 quilômetros por hora. É verdade que o Veyron Super Sport foi privado do título de carro de produção mais rápido. A empresa foi acusada de violar as regras: o check-in foi realizado com o limitador eletrônico de velocidade desligado, mas a velocidade máxima dos veículos vendidos no valor de 30 exemplares foi forçosamente limitada a 415 quilômetros por hora.
Tal "colarinho", como dizem em Bugatti, é absolutamente necessário e introduzido para evitar a destruição extremamente rápida de pneus a velocidades acima desta marca.
Mas mesmo depois de Veyron ter sido excluído do Livro de Recordes do Guinness, Bugatti não ficou particularmente chateado, dizendo que eles não se importam com o
livro, e os clientes da empresa agora sabem que seus carros são os melhores do mundo. E ainda, mais tarde, a empresa decidiu estabelecer outro recorde - desta vez para a versão aberta do "Super Sport". No local do teste, o hipercarro Veyron Gran Sport Vitesse desenvolveu 408.884 quilômetros por hora, tornando-se o carro de produção mais rápido do mundo com um teto removível.
Um total de dez anos Bugatti lançou 450 "Veyronov": 300 coupé e 150 roadsters. Os preços do hipercarro começaram a partir de um milhão de euros e chegaram a 2,5 milhões para versões especiais exclusivas, que saíram abaixo de 20 peças.
Mas mesmo apesar do custo exorbitante, "Veyron" não trouxe os lucros da empresa. Na Volkswagen, eles sempre chamavam esse carro de um
projeto de imagem. Segundo analistas, a fabricante perdeu 4,6 milhões de euros em cada hipercarro, e a perda total com o desenvolvimento e as vendas da Veyron chegou a 1,7 bilhão de euros.
Esse é o preço que deve ser pago para entrar na história do automóvel com o carro mais caro, mais rápido e mais potente do seu tempo. O carro, que nasceu apenas devido às inúmeras milhares de horas de
brainstormingdezenas dos melhores engenheiros do mundo.
Bugatti decidiu não parar em Veyron. A empresa está preparando um sucessor chamado Chiron. Ele receberá uma usina de energia híbrida de 1.500 unidades baseada na unidade atualizada de oito cilindros de 16 cilindros com quatro turbinas. A novidade deve aparecer em 2016 e pode acelerar para 460 quilômetros por hora.
[ fontes ]
fontes de
http://motor.ru/articles/2015/03/02/byedontcry/
http://secrets-world.com/interesting/10847-interesnye-fakty-o-bugatti-veyron.html
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