quarta-feira, 16 de outubro de 2019

FERESA AV-120.

FERESA AV-120.


Foto tirada da web.
Em 1986, a empresa FERESA (Fábrica Entre Rios de Engenharia SA) contratou a Oreste Berta para projetar a cabine para o que seria um veículo novo pertencente ao segmento de carga útil de 4tn.
Assim, isso trouxe uma série de avanços, como o primeiro caminhão argentino a equipar o freio a disco nas 4 massas e no computador de bordo.
Infelizmente, a marca carecia de suporte e, gradualmente, perdeu pontos de venda, que aumentaram a reputação de "fracos" que possuíam os corpos de GRP, marcaram o fim da produção em meados dos anos 90, juntamente com a abertura do mercado e chegada de rivais de diferentes latitudes.

Local de produção: Paraná, departamento Paraná, província de Entre Ríos.

Início de produção: 1986.
Termo de produção: 1994.
Origem: Argentina.
Corpo: Dianteiro, dobrável 57 °, 3 assentos, 2 portas.

Motor: Perkins 6PF 305 , distribuição em cadeia.
Ciclo: diesel a 4 tempos, eixo de comando lateral
Deslocamento (cm3): 5000
Nº de cilindros: 6 em linha, válvulas de cabeça
Diâmetro x curso (mm): 91,4 x 127.
Potência (HP SAE): 102 a 2.600 rpm
Torque do motor: 29,8 Kgm a 1500 rpm
Taxa de compressão: 17,4: 1
Filtro de ar: seco, elemento primário de celulose e 1 segurança secundária interna.
Válvula de descarga de pó e indicador de restrição localizado no painel de instrumentos.
Ordem de ignição: 1-5-3-6-2-4
Sistema de combustível: injeção direta
Bomba injetora : CAV rotativo, diafragma.
Combustível: Gas-Oil
Diesel filtrado com coletor de água, 2 filtros principais e 1 secundário.
Lubrificação: forçada, bomba de engrenagem, filtro de fluxo total e válvula de desvio
Sistema de refrigeração: água, por bomba centrífuga comandada por correia.
Embreagem: hidráulica, tração seca, 11 "(279,4 mm) de diâmetro.
Caixa de câmbio: FERESA, 5 velocidades (sincronizada do 2º ao 5º). E 1 reverso.
Relações: 1 ° 5,83 / 2 ° 2,85 / 3 ° 1,56 / 4 ° 1,00 / 5 ° 0,85 MA: 5,35
Transmissão: 4x2 para as rodas traseiras por meio de cardan tubular de 2 seções com suporte intermediário.
Eixo dianteiro: rígido direcional
Suspensão dianteira: molas helicoidais independentes e amortecedores hidráulicos de dupla ação
Eixo traseiro: tipo de rolamento, rolamentos flutuantes.
Diferencial: tipo flutuante Dana 70. Proporção: 3,73.
Besta suspensão traseira com auxiliares de carga longitudinal  amortecedores duplo - agindo hidráulico.
Freios: discos hidráulicos servo-assistidos e ventilados nas 4 massas.
Travão de estacionamento: mecânico nas rodas traseiras.
Direção: parafusada e sem fim com assistência hidráulica.
Pneus: disco, 8 furos, tamanho 6.5J x 16 ".
Pneus: 7.50x16" (10 tecidos).
Sistema elétrico: 12V. Alternador : 12V / 35A. Bateria: 1x12V 200Ah. Início: 4CV Suprimentos: Tanque de combustível: 130 litros. Motor Carter (incl. Filtro) 13,7 litros. Circuito de refrigeração de 18,3 litros. Dimensões: Comprimento total: 4840mm 6240mm Entre eixos: 2375mm 3255mm Altura: 2390mm. Largura: 2100mm Trilha dianteira: 1670mm Trilha traseira: 1620mm





                                                               






Capacidade de carga: 4000 Kg.

Motor Perkins 6 PA305:
Mesmos dados, exceto: Ciclo: Diesel , 4 tempos, eixo de comando lateral, válvulas de cabeçote, distribuição de engrenagem. Potência: 110 cv (SAE) a 2.500 rpm Binário do motor: 32,7 Kgm a 1250 rpm





 Foto: ARAR / Iodice
Colaboração: Rodolfo Muñoz.
Colaboração: Rodolfo Muñoz.
Colaboração: Rodolfo Muñoz.
Colaboração: Rodolfo Muñoz.

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