sexta-feira, 31 de maio de 2019

Tanques médios Strv m / 42. Suécia

O tanque leve Landsverk L-10, também conhecido como o Strv m / 31, adotado pelo exército sueco no início dos anos 1930 revelou-se, em muitos aspectos, um ramo sem saída da evolução dos tanques. Por sua classe de peso, este carro era muito caro e difícil. Por várias razões, sua liberação foi adiada e, em 1934, quando o exército sueco finalmente recebeu seu primeiro L-10, os militares suecos ficaram desapontados com a ideia de Otto Merker. Como resultado, a série foi limitada a apenas três cópias.
Acredita-se que no futuro, o edifício tanque sueco mudou para a criação de um tanque Landsverk L-60, que mais tarde se transformou em um Strv m / 38. Mas, na verdade, o Landsverk continuou a trabalhar no "sucessor" do L-10. Este carro gradualmente se transformou em um tanque médio Strv m / 42, que os próprios suecos consideravam mesmo pesado. Qual é a história da criação desta máquina?
Conteúdos:

Desenhos de exportação

O fracasso da L-10 no exército sueco forçou o Landsverk a buscar a felicidade no exterior. A gama de projetos oferecidos por ela em 1934 foi reduzida a quatro tipos de tanques. O mais leve deles era um tanque duplo de reconhecimento (L-100, depois L-120, peso de combate de 3-4,5 toneladas), seguido por um mais pesado L-60 triplo com um peso de combate de 5,5-7 toneladas. Ainda mais grande foi o L-80 com lagarta, pesando em diferentes anos de 6,5 a 10,5 toneladas.
Finalmente, o L-10 permaneceu como o tanque mais pesado da empresa, que, como seus equivalentes mais leves, melhorou gradualmente. Ele era o mais protegido, tinha a maior equipe (4 pessoas), mas ao mesmo tempo acabou por ser o mais caro. Por essa razão, o L-10 era de pouco interesse para os clientes estrangeiros e, por algum tempo, entrou nas sombras.
A situação começou a mudar após o primeiro sucesso de exportação do Landsverk. Em agosto de 1935, dois Landsverk L-60, construídos sobre a ordem irlandesa, foram testados. Apesar do fato de que durante os testes um dos tanques queimou, eles se interessaram pela novidade sueca. No outono de 1935, os suíços inspecionaram o tanque e, no final de 1936, receberam uma ordem da Áustria. É claro que a equipe de design da Landsverk não descansou sobre seus louros. Tomando a novidade de sucesso como base, os engenheiros começaram a refinar outras máquinas à sua semelhança.
Os tanques Landsverk 80 e Landsverk L-100 / L-120 receberam uma suspensão de barra de torção. Seus edifícios e torres foram retrabalhados, motores e transmissões sofreram alterações. Não se sabe como o L-10 foi retrabalhado neste momento, mas pode-se dizer com certeza que o conceito de um tanque de quatro lugares não foi abandonado no Landsverk. Em outubro de 1936, os húngaros mostraram um certo carro de classe média. Se foi chamado de L-10 ou de alguma outra forma - a questão permanece em aberto. Mas não há dúvida de que este foi o desenvolvimento do primeiro tanque sueco de produção.
A primeira versão do tanque médio LAGO, desenhando S-248 a partir de 11 de outubro de 1938.  Apesar da semelhança geral com o Landsverk L-60, este é um carro completamente diferente.
A primeira versão do tanque médio LAGO, desenhando S-248 a partir de 11 de outubro de 1938. Apesar da semelhança geral com o Landsverk L-60, este é um carro completamente diferente.Um novo L-10 redesenhado, agora chamado LAGO, adquirido no outono de 1938. Por razões óbvias, ele parecia muito forte com o Strv m / 38, mas não se pode dizer que era apenas um tanque leve ampliado. O predecessor real no design da máquina ainda é facilmente adivinhado. Embora o tamanho do tanque tenha aumentado em comparação com o L-10, outras máquinas Landsverk sofreram metamorfoses semelhantes no processo de desenvolvimento. O LAGO de peso de combate comparado com o L-10 aumentou em quase 1,5 vezes.
By the way, não apenas as dimensões globais mudaram. Apesar da semelhança geral do material rodante, na verdade, foi completamente no LAGO. Como a indústria sueca simplesmente não tinha a potência do motor necessária, os engenheiros da Landsverk instalaram dois motores Scania-Vabis 1664 no tanque, os mesmos que estavam no Strv m / 38. Graças a esta solução, a máquina de 15 toneladas em termos de densidade de potência correspondia totalmente a um tanque leve.
A espessura da armadura frontal LAGO foi bastante decente para esse tempo 34 mm. Dado o fato de que as placas frontais foram ajustadas em ângulos racionais de inclinação, o tanque poderia potencialmente resistir com sucesso às munições de canhões antitanques daqueles anos a distâncias médias.
Parecia armamento de tanque muito interessante. O "calibre principal" aqui era uma arma de calibre de 47 mm. Curiosamente, não havia essa arma em serviço com o exército sueco, mas estava disponível na Áustria. Estamos falando da arma antitanque Bohler M35, que foi exportada para vários países, e na Itália até foi produzida sob licença. As metralhadoras de 8 mm Kulspruta m / 14-29, as contrapartes suecas da metralhadora austríaca Schwarzlose, serviram como armas auxiliares.
Arma antitanque de 47 mm (infantaria) Bohler M35, que foi planejado para ser usado como o principal armamento LAGO
Arma antitanque de 47 mm (infantaria) Bohler M35, que foi planejado para ser usado como o principal armamento LAGOO tanque resultante seria bastante competitivo, já que se mostrou não ser pior do que “colegas de classe” de outros países, e os ultrapassou em densidade de potência. O problema era que o LAGO existia apenas no papel. E no mercado de tanques médios da época não havia apenas demanda, mas também oferta.
Após a ocupação da Tchecoslováquia pela Alemanha em março de 1939, as empresas CKD e Skoda começaram a oferecer seus tanques médios V-8-H (ST vz.39) e S-ll-c (T-21) para venda no exterior. Por exemplo, o CKD ofereceu o V-8-H para a própria Suécia várias vezes. A Skoda T-21 interessou italianos e húngaros. Os competidores da LAGO eram ligeiramente inferiores em proteção de blindagem, enquanto possuíam características dinâmicas e armamento semelhantes. Mas o mais importante, eles já existiam no metal.
Então o LAGO foi em junho de 1940.  Em comparação com o design original, a máquina sofreu mudanças significativas.
Então o LAGO foi em junho de 1940. Em comparação com o design original, a máquina sofreu mudanças significativas.
Nessa situação, o escritório de design da Landsverk desenvolveu uma versão aprimorada do tanque LAGO. Seu projeto de esboço, datado de 8 de junho de 1940, era marcadamente diferente da máquina original. O comprimento aumentou para 6 metros e o peso de combate aumentou para 17 toneladas. Não menos importante, isso se deve ao fato de que a espessura da armadura frontal era agora de 50 mm. Isso permitiu proteger o tanque de forma confiável contra as pistolas antitanque.
O material rodante, por exemplo, o número de rodas de estrada aumentou para 6, sofreu uma grande alteração. metralhadoras. Na torre foi planejada a utilização de metralhadoras kpm / 36 strv em calibre de 8 mm. Quanto ao percurso da metralhadora, ele tinha que ter um calibre de 12,7 mm. O modelo específico desta metralhadora permanece um mistério.
De qualquer forma, o tanque ficou bastante adequado. Infelizmente, Landsverk estava atrasado com ele: em 10 de junho de 1940, testes do Skoda T-21 começaram no campo de testes perto de Budapeste. Já em 7 de agosto, um contrato de licença foi assinado com a Skoda, e em 28 de novembro, o convertido Skoda T-21 foi adotado pelo exército húngaro como 40M Turan.
Terro, uma versão simplificada do tanque LAGO com armas menos potentes
Terro, uma versão simplificada do tanque LAGO com armas menos potentes
Simultaneamente com o próprio LAGO, os designers da Landsverk desenvolveram uma versão ligeiramente simplificada do tanque médio. O carro usava a designação Landsverk Teggo e era tudo o mesmo LAGO, mas menor e com armas menos poderosas. Comparado com o modelo LAGO de junho de 1940, o comprimento do corpo Teggo foi reduzido para 5300 mm, o número de rodas foi reduzido para 5. Com a mesma espessura de blindagem, o peso de combate da máquina diminuiu para 14-15 toneladas.
Outra diferença Landsverk Teggo tornou-se a torre, que migrou para este tanque de Strv t / 39. Como o "doador", o armamento consistia de um canhão de 37 mm e duas metralhadoras. A metralhadora pesada foi substituída por kspm / 36 strv. Ele acabou por ser mais fraco e a usina, que tinha um poder de 190 cavalos de potência. Mas essa versão “orçamentária” do tanque médio sueco também não interessava aos clientes estrangeiros.
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O curso para ponderar

Apesar da recusa da Hungria do LAGO, o escritório de design da Landsverk não parou de funcionar na máquina. O trabalho continuou na Teggo. Em março de 1941, um projeto revisado desse tanque apareceu. A espessura da armadura do seu corpo foi reduzida para 34 mm, o comprimento cresceu para 5600 mm eo número de rodas aumentou para 6. Isto foi devido à instalação de um motor de 8 cilindros em linha que supostamente funcionava com uma caixa de 6 velocidades eletromecânica ZF Tour 6 EV 75 De acordo com os documentos, a massa de combate do Teggo atualizado deveria ser de cerca de 14 toneladas, e o canhão de 57 mm deveria ser usado como arma principal.
Versão reciclada do tanque médio Terro
Versão reciclada do tanque médio Terro
Uma nova versão do LAGO foi introduzida nessa época, 17 de março de 1941. O comprimento da máquina aumentou ligeiramente e sua massa de combate projetada chegou a 18 toneladas. Armamento e torre ficaram inalterados, o trabalho principal concentrou-se no chassi. No tanque, assim como na nova versão do Taggo, foi proposta a instalação da caixa de câmbio ZF Tour 6 EV 75, mas havia dois motores. O compartimento do motor foi visivelmente refeito, o mesmo se aplica à parte frontal do tanque. Como no Teggo, a parte frontal do corpo do LAGO se curvou.
A versão final do LAGO, março de 1941.  Foi este tanque que foi tomado como base para o desenvolvimento de um veículo de combate pesado.
A versão final do LAGO, março de 1941. Foi este tanque que foi tomado como base para o desenvolvimento de um veículo de combate pesado.
Nesta etapa, os militares suecos finalmente se interessaram pelo tanque médio doméstico. Eles acompanharam de perto os acontecimentos na Europa e entenderam claramente que não era mais possível lutar com sucesso apenas com tanques leves.
Em uma reunião em 30 de abril de 1941, os militares suecos determinaram as características da máquina de que precisavam. O exército poderia ter um tanque com um peso de batalha de 18 toneladas com uma arma de calibre 57 mm, armadura de 24 a 34 mm de espessura e um preço de 350.000 coroas suecas. Aproximadamente estes parâmetros apenas se ajustam ao Landsverk Terro. Paralelamente, outras variantes do novo tanque também foram consideradas. Com uma massa de 22 toneladas e com armadura de até 70 mm de espessura, a segunda versão do tanque seria equipada com uma arma de cano curto de 75 mm e custaria 425.000 coroas.
No final, decidiu-se ficar na versão intermediária. O peso de combate do tanque de “compromisso” era de 20 toneladas, ele tinha que ter armadura de 60 mm de espessura. E a pistola anti-tanque de 57 mm, que estava sendo desenvolvida na época (mais tarde adotada como Pvkan m / 43 de 57 mm), foi oferecida como arma principal para ela. Alternativamente, pretendia-se usar uma arma de cano curto de 75 mm ou um obus de 105 mm.
Protótipo LAGO II em julgamento, setembro de 1941
Protótipo LAGO II em julgamento, setembro de 1941
No processo de discutir as características do novo tanque, um certo “tanque russo de 30 toneladas” foi mencionado com certa apreensão. Era sobre o T-28. Tais máquinas participaram maciçamente da guerra soviético-finlandesa de 1939-1940. No entanto, os militares suecos não estavam apenas com medo dos tanques soviéticos.
Em 22 de junho de 1941, começou a Grande Guerra Patriótica. Coincidentemente, em junho, antes de esperar pela manufatura de um tanque experiente, a KAF (Kungliga Armeforvaltningen, Departamento de Logística do Exército Real) encomendou imediatamente 160 tanques pesados ​​(!). É para esta classe que os suecos atribuíram o carro que o Landsverk estava desenvolvendo. Para a rede de segurança, o projeto redesenhado do tanque médio checoslovaco V-8-H era uma alternativa à máquina doméstica.
Diagrama do grupo de transmissão do motor LAGO II, vista de cima
Diagrama do grupo de transmissão do motor LAGO II, vista de cima
A alternativa não é necessária. Já em setembro de 1941, o protótipo do LAGO II foi posto à prova. Para acelerar a construção da máquina tinha a mesma torre que o projeto LAGO. Foi baseado no projeto LAGO em março de 1941, que foi reformulado. O comprimento do casco aumentou para 6080 mm, devido à maior carga de armadura no chassi. Decidiu-se usar um motor Scania-Vabis L 603 com potência de 162 cavalos cada, como uma central elétrica em um tanque.
Canhões de tanque de 57 e 105 mm desenvolvidos pela Bofors no âmbito do programa LAGO II
Canhões de tanque de 57 e 105 mm desenvolvidos pela Bofors no âmbito do programa LAGO II
Paralelamente aos testes de funcionamento do protótipo LAGO II, prosseguiram os trabalhos sobre o armamento do tanque, bem como sua torre. Em meados de novembro de 1941, a firma Bofors responsável pelo trabalho nas armas havia preparado três possíveis opções de armas. Como major, naquela época era considerado um canhão de 57 mm com um cano de calibre 50. Um canhão de 105 mm com um barril de calibre 16 também foi considerado, o que foi uma versão de tanque de um obus de 10,5 cm hachits m / 10. Finalmente, um canhão de 75 mm com um cano de calibre 31 foi desenvolvido como um segundo backup.
Há um equívoco que esta arma é semelhante ao alemão KwK L / 24 de 7,5 cm, que foi colocado no Pz.Kpfw.IV. Na verdade, esta arma tanque foi desenvolvido com base no canhão antiaéreo sueco de 75 mm kanon m / 18. Deve ser lembrado que no início do século 20, o comprimento do cano dos canhões antiaéreos era pequeno, por exemplo, o famoso canhão Leander de 76 mm, modelo 1914/15, tinha o mesmo comprimento de cano. A propósito, o canhão de tanque L-11 de 76 mm soviético e o canhão de tanque americano de 75 mm M2 tinham um comprimento similar de cano.
7,5 cm kanon m / 41 Strv.  Foi esta arma que finalmente foi decidida a ser colocada no LAGO II
7,5 cm kanon m / 41 Strv. Foi esta arma que finalmente foi decidida a ser colocada no LAGO II
Como alguns leitores já devem ter adivinhado, essa pequena comparação entre o canhão sueco de 75 mm com canhões de tanques similares de outros países deriva do fato de que, em última análise, foi decidido armar o LAGO II. Uma das principais razões para essa decisão parece um pouco cômica. O fato é que a pistola tanque de 57 mm apoiou fortemente as dimensões do tanque, e isso violou ... a segurança do tráfego. Parece loucura, mas vale lembrar que a lei marcial não foi introduzida na Suécia durante a Segunda Guerra Mundial. Em contraste com o longo canhão de 57 mm, o canhão de 7,5 cm m / 41 projetava-se apenas 13,5 centímetros além do tanque.
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Quatro caixas de câmbio para um tanque

Como resultado dos testes, ficou claro que o tanque como um todo foi um sucesso. Em 19 de dezembro de 1941, a Landsverk foi contratada para fabricar cem LAGO II. O tanque recebeu a designação oficial Strv m / 42. O custo de um carro foi estimado em 313 mil coroas suecas. Era uma vez e meia mais do que o preço, por exemplo, Pz.Kpfw.III, mas não havia para onde ir.
Os líderes militares suecos entenderam que o Landsverk sozinho não seria capaz de satisfazer a necessidade de tanques pesados ​​de todo o exército. Apenas no final de 1941, a empresa em Landskrune construiu tanques leves Strv m / 40, e eles deixaram o portão da fábrica com um atraso. Portanto, o Landsverk não sobrecarregou, especialmente porque havia outra parte interessada no lançamento do Strv m / 42. Esta é a Volvo, a maior fabricante sueca de caminhões e carros. A capacidade desta empresa era suficiente para carregá-la com tanques. Em 2 de janeiro de 1942, a Volvo foi contratada para produzir 60 Strv m / 42.
Torre LAGO II na configuração final.  Foi nessa forma que ela entrou na série.
Torre LAGO II na configuração final. Foi nessa forma que ela entrou na série.
Enquanto isso, até mesmo a conclusão dos contratos em dezembro de 1941 não significava que os tanques aparecessem no exército, mesmo em 1942. O carro ainda estava sendo finalizado. Por exemplo, a versão final de sua torre foi aprovada após dezembro de 1941. Acabou sendo muito mais espaçoso do que o que estava no LAGO.
Além disso, a torre recebeu uma melhoria específica, que mais tarde se tornou quase a marca dos tanques suecos. O fato é que a arma do tanque recebeu um ângulo de declinação muito grande - 15 graus. Tal exigência surgiu por uma razão: ao contrário do LAGO original de “exportação”, o Strv m / 42 foi projetado principalmente para a guerra na Escandinávia, cheio de áreas montanhosas e montanhosas.
Como a torre, o edifício Strv m / 42 não era tão simples como era.
Como a torre, o edifício Strv m / 42 não era tão simples como era.
Além disso, o tanque de série tinha alguns recursos de natureza de produção. Como já mencionado, inicialmente a ideia de instalar dois motores foi uma medida necessária, uma vez que os motores necessários da potência requerida não foram produzidos na Suécia. Enquanto isso, em dezembro de 1942, a Volvo havia preparado um motor Volvo A8V de 8 cilindros em forma de V. O volume do motor de 22,6 litros desenvolveu uma potência máxima de 420 cavalos de potência.
Além disso, na fase preparatória da produção em massa, descobriu-se que apenas 100 unidades de caixas de velocidades ZF Tour 6 EV 75 para 160 tanques foram compradas. Isso significava que esses postos de controle só poderiam fornecer tanques planejados para serem construídos nas instalações da Landsverk. Para tanques com motores de А8, que a Volvo deveria produzir, outras caixas de câmbio eram necessárias.
Naquele Strv m / 42 com motores Scania-Vabis L 603 duplos que não tinham o ZF Gearbox 6 EV 75, foi decidido instalar uma caixa de velocidades hidromecânica Atlas Diesel DF 1.0. Para equipar tanques com motores Volvo A8V, foi planejada a utilização da caixa de engrenagens Atlas Diesel DF 1.15 S.
Para evitar confusão nas tropas com três tipos de veículos, tivemos que inventar novos índices. O LAGO II recebeu a designação adicional Strv m / 42 TM (T - dois motores, M - caixa de engrenagens eletromecânica). Os tanques com dois motores e a caixa de engrenagens Atlas Diesel DF 1.0 receberam a designação LAGO III e o índice Strv m / 42 TH (T - dois motores, H - caixa hidromecânica). Finalmente, os tanques Volvo foram designados por LAGO IV e índice Strv m / 42 EH (Е - um motor, Н - caixa hidromecânica).
O pedido da Volvo foi dividido em duas partes: de 60 tanques, 55 foram produzidos na variante LAGO III, os 5 restantes na variante LAGO IV. A variante com o motor A8B mostrou-se mais cara. Custou 355.000 SEK por tanque, enquanto o LAGO III custou 319.000 SEK.
Assim, nos tanques suecos do mesmo modelo, produzidos ao mesmo tempo, dois tipos de motores e três tipos de caixas de câmbio foram instalados ao mesmo tempo. Tal coisa na história mundial da construção de tanques não foi mais encontrada.
Strv m / 42 TM no exercício, 1943.  Por várias razões, o serviço das tripulações nesses tanques nos primeiros anos não foi fácil
Strv m / 42 TM no exercício, 1943. Por várias razões, o serviço das tripulações nesses tanques nos primeiros anos não foi fácil
Em 29 de junho de 1942, sem esperar pelo início das entregas dos primeiros tanques, os militares suecos ampliaram a encomenda de outros 122 tanques Strv m / 42. O Landsverk recebeu novamente a maior parte do pedido - 70 LAGO III e 10 LAGO IV. A Volvo recebeu um contrato para o lançamento do 42 LAGO.
Seja como for, a divulgação desses novos contratos não é exatamente promovida. A Strv m / 42 começou a deixar o portão da fábrica Landsverk apenas em maio de 1943. Os primeiros destinatários foram os regimentos de tanques P 3 (em Strengnese) e P 4 (em Skovda). No verão de 1943, cada uma dessas partes recebeu 20 carros cada.
Naquela época, tornou-se ainda mais difícil chamar esses tanques: mesmo com um ganho de peso decente em preparação para a produção, o Strv m / 42 pesava apenas 22,5 toneladas. No entanto, um parâmetro "pesado" para este tanque ainda estava lá. E eles se tornaram o desenvolvimento de tripulações Strv m / 42. A transmissão eletromecânica deu aos tankers muitas dores de cabeça. A força especial de ZF Tour 6 EV 75 não diferiu, o cheiro de fiação elétrica em chamas foi um companheiro constante das equipes de tanques. Os engenheiros acharam difícil levar a situação com o PPC a resultados satisfatórios. Havia tanques e outras "feridas" que precisavam ser eliminadas durante os primeiros anos de operação.
Escritório de filial interior Strv m / 42.  Olhando para o lugar do metralhadora, é possível entender por que ele foi posteriormente removido da tripulação.
Escritório de filial interior Strv m / 42. Olhando para o lugar do metralhadora, é possível entender por que ele foi posteriormente removido da tripulação.
Outro erro, um pouco engraçado, foi o layout da localização da metralhadora no gabinete. Ele já estava lá sentado como um parente pobre, encurralado em frente ao estilo do projétil. E ao instalar a estação de rádio comandante (eles foram instalados em 26 tanques), simplesmente não havia espaço para a metralhadora dentro do carro. Por essa razão, em vez de metralhadoras, os tanques comandantes estavam preparados para imitá-las.
Apesar de todas as nuances, o novo tanque foi gradualmente dominado pelas tropas. A lentidão do lançamento levou ao fato de que as primeiras modificações do Strv m / 42 EH deixaram a Volvo apenas em dezembro de 1943. Todo o pedido de 282 tanques foi executado por muito mais tempo. O último Strv m / 42 deixou Landsverk em dezembro de 1944, a Volvo lidou com sua parte em janeiro de 1945. Várias modificações de tanques receberam números de registro nos seguintes intervalos:
Modificação Strv m / 42
Faixa de números de registro atribuídos
Strv m / 42 TM
501 - 600
Strv m / 42 TH
601 - 725
Strv m / 42 EH
726 - 782
Depois da guerra, a quarta modificação do Strv m / 42, chamada TV, apareceu. De acordo com os resultados de uma luta difícil com a caixa de velocidades electromecânica caprichosa nestes tanques, decidiu-se substituí-lo por uma caixa de velocidades manual Volvo de 5 velocidades Tour VL 420. No total, 70 carros foram convertidos para TV Strv m / 42.
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O fígado longo de muitas caras

No final da Segunda Guerra Mundial, o Strv m / 42 tornou-se o tanque mais massivo do exército sueco. Além dos regimentos P 3 e P 4, essas máquinas foram para P 1 (Enköping) e P 2 (Helsingborg, posteriormente Hässleholm). Apesar do fato de que o tanque apareceu em unidades ativas apenas no verão de 1943, desempenhou um certo papel na garantia da segurança militar da Suécia. O surgimento de um tanque mais potente do que o Landsverk L-60-S no exército sueco não passou despercebido. Para os alemães, ele se tornou um lembrete de que a Suécia não é a Noruega ou a Dinamarca.
De acordo com as histórias dos funcionários do museu em Hesleholme, entre os quais muitos veteranos do regimento de tanques dissolvidos P2, Strv m / 42 foram usados ​​para enganar os alemães sobre o verdadeiro número de veículos blindados no exército sueco. Uma dessas ações foi que um grupo de tanques do P 2 desafiadoramente dirigiu ao longo da costa em frente aos oficiais de inteligência alemães. Depois do turno, os tanques já estavam esperando: os números foram rapidamente pintados e novos foram colocados em seu lugar. O grupo voltou a dirigir a vista da inteligência alemã e estava escondido na curva. Lá o procedimento foi repetido. E então o tempo 10-20. Como resultado, os alemães, tendo contado mais de cem tanques suecos, abandonaram os planos de ocupar uma das ilhas na fronteira da Suécia e da Dinamarca.
Strv m / 42 TH em exercícios
Strv m / 42 TH em exercícios
O fato de que as armas Strv m / 42 está gradualmente se tornando obsoletas, as forças armadas suecas pensaram seriamente em 1943. O canhão padrão com uma velocidade inicial de projétil inferior a 600 m / s ainda era suficiente para combater tanques leves e médios. Mas era óbvio que por um longo tempo suas possibilidades modestas não seriam suficientes. Por esta razão, os designers da Bofors começaram o desenvolvimento de uma nova torre, que deveria conter uma arma mais poderosa. Como arma, foi decidido usar um canhão de 75 mm com cano de calibre 54, que na época foi desenvolvido para a artilharia autopropulsada Pvkv m / 43.
As primeiras obras do projeto, designadas 7,5 cm kan L / 54 Strv, foram preparadas pela Bofors no início de abril de 1944. Para acomodar uma arma mais longa, foi necessário aumentar significativamente o tamanho da torre. A altura total do tanque cresceu para 2600 mm, enquanto a torre teve que ser grandemente expandida. Era necessário, entre outras coisas, preservar a partida mínima do tronco. Graças a todos os tipos de truques, conseguimos deixar duas metralhadoras na torre. É verdade que a metralhadora acoplada a uma arma tinha que ser colocada em uma instalação separada.
Não menos interessante foi a arma em si. Ela recebeu um sistema de carregamento mecanizado que lhe permitiu fazer uma série de três tiros. O ângulo de declinação da arma foi reduzido para 10 graus, mas dado o aumento acentuado do poder de fogo, isso poderia ser tolerado.
Projeto de instalação de canhão de 75 mm 7,5 cm kan L / 54 em uma torre ampliada, desenho PR-2-442 de 04 de abril de 1944
Projeto de instalação de canhão de 75 mm 7,5 cm kan L / 54 em uma torre ampliada, desenho PR-2-442 de 04 de abril de 1944
Os engenheiros da Bofors começaram a implementação prática do projeto depois da guerra. No final de 1946, um dos Strv m / 42 foi refeito com a instalação de um layout de madeira em vez de uma torre padrão. A versão final da torre, designada Delat rasgada, tinha a torre de um comandante e uma grande escotilha dupla. A torre deveria ser protegida por uma armadura de 60 mm de espessura na parte frontal e de 30 mm nas laterais. No entanto, nunca chegou a fabricação de uma torre de pleno direito, o projeto rasgado Delat foi fechado.
Strv m / 42 com modelo em tamanho real da torre Delat rasgado, 1947
Strv m / 42 com modelo em tamanho real da torre Delat rasgado, 1947
O trabalho na criação de BREM baseado no Strv m / 42 foi muito mais longe. O fato de que eles precisavam de um veículo de evacuação em um chassi de tanque, os militares suecos pensaram em 1940. Chegou à realização prática dessa idéia em 30 de abril de 1942, quando a Landsverk recebeu uma ordem para fabricar um caminhão de reboque no chassi Strv m / 42. O carro tinha que ter um guindaste de 12 toneladas, graças ao qual ele poderia levantar tanques leves.
O custo de reinstalação do tanque no BREM foi de 250.000 SEK. No total, foram encomendados dois reboques, designados BBV m / 42 (Brolaggningsbandvagn 42). Em maio de 1944, dois Strv m / 42 TN foram convertidos em Landsverk. Mais tarde, uma cópia atingiu os regimentos dos tanques P 3 e P 4.
BBV t / 42, BREM baseado em Strv m / 42 TH
BBV m / 42, BREM baseado em Strv m / 42 TH
Outro veículo de engenharia baseado no Strv m / 42 foi desenvolvido nos anos 50. Para uso como plataforma de ponte, uma estrutura de suporte foi montada no casco do tanque, em cima do qual havia uma ponte. Os testes foram realizados, mas o assunto não progrediu além do trabalho experimental. Mais tarde, a ideia de uma máquina de um sistema semelhante foi apresentada, mas sem uma torre. Este conceito não era sem sentido, uma vez que uma torre experiente de ponte tinha oportunidades extremamente limitadas de disparo. No entanto, antes da implementação prática da versão "imprudente" da máquina de colocação de pontes, ela não foi.
Strv m / 42 EH convertido em ponte
Strv m / 42 EH convertido em ponte
Tal como a Light Strv m / 40, o tanque sueco médio (ou, de acordo com a classificação nacional, pesado) foi testado como parte de um programa para criar um sistema de movimento ao longo do fundo dos corpos de água. No verão de 1950, um dos Strv m / 42 TN recebeu equipamentos especiais que incluíam tubos de admissão de ar para motores. Ao mesmo tempo, todas as aberturas em seu casco e torre, incluindo escotilhas, foram lacradas. Embora os testes tenham sido geralmente bem sucedidos, o tópico não recebeu mais desenvolvimento.
Strv m / 42 TN no sistema de teste de condução subaquática, verão de 1950
Strv m / 42 TN no sistema de teste de condução subaquática, verão de 1950
O serviço Strv m / 42 foi ainda maior que o dos seus antecessores de luz. Em 1957, uma nova etapa do rearmamento do exército sueco começou, durante a qual tanques leves foram desativados. Quanto ao Strv m / 42, o destino deles era bem diferente. 225 tanques com dois motores do Scania-Vabis L 603 foram convertidos em Strv 74.
Quanto ao Strv m / 42 EH, eles foram treinados novamente como armas autopropulsadas projetadas para apoiar a infantaria. Depois de uma pequena alteração, eles receberam o nome Ikv 73. Além de algumas alterações internas, a diferença entre essas máquinas e os tanques de base era a ausência de uma metralhadora no casco. Nesta forma, eles serviram outros 20 anos.
Ikv 73. Nesta modificação todos os Strv m / 42 EH foram convertidos
Ikv 73. Nesta modificação todos os Strv m / 42 EH foram convertidos
Após a demissão dos tanques torre Strv m / 42 e depois Ikv 73, por um longo tempo serviu o benefício da defesa da Suécia. Eles foram colocados em pontos de disparo de longo prazo. As torres Strv m / 42 receberam a designação Varntorn 4a, e as torres Ikv 73 ficaram conhecidas como Varntorn 4b. Graças a esse uso, muitas dessas torres sobreviveram aos nossos dias.
Relativamente recentemente, alguns deles foram removidos das fortificações e instalados no chassis do Strv 74. No entanto, o chassis do Strv 74 é bastante diferente do Strv m / 42, sendo necessário muito esforço para o voltar à sua configuração original. O único tanque que foi levado ao seu estado original está localizado no museu militar sueco Beredskapsmuseet, localizado ao norte de Helsingborg. Quanto ao Ikv 73, sua única cópia, preservada sem alterações, está localizada no museu de tanques de Arsenalen, que fica ao lado dos Strangnes.
Varntorn 4a, instalação da torre Strv m / 42 no bunker, incluída no sistema de defesa costeira
Varntorn 4a, instalação da torre Strv m / 42 no bunker, incluída no sistema de defesa costeira
Deve-se reconhecer que, no geral, o primeiro tanque médio serial sueco acabou sendo bem sucedido. No momento da criação, é bastante consistente com o nível de seus colegas de classe. E apesar do fato de que o Strv m / 42 está rapidamente desatualizado, cumpriu sua tarefa principal. Em si, a presença desses tanques fez com que o provável inimigo mais uma vez pensasse em atrair a Suécia para a Segunda Guerra Mundial. Um projeto de sucesso permitiu que o Strv m / 42 estivesse em serviço por um longo tempo e, em seguida, passasse por uma profunda modernização. Se levarmos em conta os anos de serviço Strv 74, em seguida, serviu o trem de pouso dos primeiros tanques suecos por 41 anos - um tempo muito longo.
O autor é muito grato a Karl Blomster, Suécia, por sua ajuda na preparação do material e por fornecer as ilustrações.
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