A altura da picape Bigfoot 5 é de 4,7 metros, a altura dos pneus é de 3 metros e o peso é de 17,236 kg. O Bigfoot # 5, construído por Bob Chandler, é um dos monstros do caminhão com as maiores rodas do mundo. Essas rodas são usadas em veículos todo-terreno que percorrem as extensões do Alasca.
Um desses bigfoots é o campeão do Guinness Book of Records nas nomeações "O mais alto, o mais largo do mundo e o mais difícil Monster Truck". Agora, a picape Bigfoot 5 está em um estacionamento permanente na cidade de St. Louis e é periodicamente exibida em festivais locais.
E vamos lembrar a história desses carros ...
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Caminhão de monstro só poderia nascer na América - um país onde um espetáculo ou uma competição pode ser feita fora de tudo incomum. Na verdade, foi o que aconteceu com o primeiro Bigfoot: a espetacular “supressão” e a destruição de carros comuns pelo SUV com rodas grandes eram tão apreciadas pelos ávidos americanos no salão do automóvel que logo o novo entretenimento se tornou um espetáculo popular, incluindo competições e demonstrações.
A primeira competição já mostrou que mesmo um projeto seriamente modificado de um SUV padrão não é capaz de fornecer o nível necessário de confiabilidade e segurança exigido no grande show de pé. E no final, os monstros chegaram à decisão lógica de fazer seus carros não baseados em carros comuns, mas, como dizem, do zero - como a maioria dos outros carros esportivos da mais alta classe.
O primeiro Bigfoot é oficialmente o carro de um morador de St. Louis (Missouri) Bob Chandler. Tudo começou com uma falta banal de um número suficiente de lojas com peças de reposição para SUVs. Tendo estabelecido seu pequeno negócio familiar, Bob refez sua caminhonete 1974 Ford F-250 com seu primeiro veículo de tração, cuja principal tarefa era atrair clientes para a loja. No início, a picape recebia simplesmente grandes rodas emprestadas do trator. Mais tarde, Bob chegou ao desejo de tornar o carro mais totalmente controlado. É este esquema - 4x4x4 - que é a base da maioria das modernas pistas de monstros clássicos.
Aquele Bigfoot # 1 no International Monster Truck Museum. Seu criador, Bob Chandler, está no centro.
As apresentações públicas de Chandler começaram em 1979. Mas a primeira destruição pública de carros de passageiros só ocorreu depois de quase três anos. Então, em 1981, Chandler contou com o apoio da Ford e totalmente focado no desenvolvimento e melhoria do design dos pés grandes em geral e do caminhão-monstro em particular.
É curioso que Bigfoot número 1 e hoje está em excelente estado, de tempos em tempos, demonstrando suas habilidades em vários shows de automóveis.
A fabricação de um caminhão-monstro profissional começa com a construção de uma estrutura espacial, na qual todos os componentes e conjuntos remanescentes serão instalados posteriormente. Partes individuais e o tipo de quadro em diferentes "monstros", claro, têm diferenças, às vezes significativas. Mas, em geral, qualquer armação é feita de tubos especiais de cromo-molibdênio com um diâmetro de 2-2,5 polegadas (5-6,35 cm). Sua forma é calculada em um computador, que permite avaliar com mais precisão a distribuição de cargas e facilitar a estrutura. Como resultado, o peso da estrutura final do caminhão-monstro é de cerca de 800 kg.
Quadro espacial com motor, transmissão e eixos montados. Também estão instalados amortecedores dianteiros duplos do lado esquerdo.
By the way, a luta com o peso para caminhões monstro não é um som vazio: quanto uma roda pode pesar 1,7 metros de diâmetro e 1,1 metros de largura (este é o tamanho de roda padrão para faixas monstro hoje)? Sem medidas especiais de alívio, uma dessas “pistas de patinação” pode levar até 500 kg ou até mais. Após o alívio, a maior parte do qual recai sobre o piso dos pneus agrícolas padrão de 66 polegadas (!), O peso de uma roda diminui para cerca de 350 kg. Mas desta forma, apenas um conjunto de rodas se estenderá por quase uma tonelada e meia.
Agora imagine que toda essa economia precisa ser rotacionada. Assim, precisamos de um motor potente. E aqui mesmo o enorme, pelos nossos padrões, motores de 5-6 litros de captadores americanos podem não ser suficientes. Todos os Monster trucks profissionais usam motores baseados no chamado Big Block, com um volume de pelo menos 9-9,5 litros e superchargers mecânicos que são usados em corridas de arrancada. A maioria deles nem trabalha com gasolina - em metanol. O poder de alguns espécimes excede 1.500 hp É melhor não falar sobre o consumo de combustível: apenas um show-ride na frente dos stands requer pelo menos 10 litros de combustível. E com o overclocking intensivo, o consumo pode exceder 20 litros por “cem”. E o "cem" não é quilómetros, mas apenas metros! No entanto, o que mais a demanda do carro pesando cerca de 5-5,5 toneladas,
Na maioria dos monster trucks, o motor é instalado na base com um deslocamento para trás - portanto, é menos provável que "bique" para a frente ao saltar sobre obstáculos. A forma da caixa de transferência deve-se, entre outras coisas, à necessidade de reduzir os ângulos de inclinação dos eixos de transmissão
De acordo com a tradição estabelecida no primeiro Bigfoot de Chandler, as caixas de velocidades usam as automáticas. E, como os motores, na maioria das vezes eles são emprestados dos dregsters: tais unidades são fabricadas pela Allison, pela Lenco e pela Powerglide ... Na verdade, essa é a transmissão automática de 3 marchas de "carga" com componentes aprimorados e conversor de torque de tamanho maior. Outros projetos de KP raramente são encontrados e, até o momento, eles não vão além da categoria de exóticos para caminhões-monstro.
Mas voltando ao design do próprio monster truck. O motor é instalado dentro do quadro na parte inferior e na base. Esse arranjo garante a distribuição ideal de peso e reduz o centro de gravidade de um carro muito alto (em média, o padrão, por assim dizer, Monster truck tem uma altura de 4 metros). Ainda assim, derrubar e virar não é incomum. Portanto, o próprio quadro espacial forma ao mesmo tempo a estrutura protetora do cockpit. É equipado poltrona esportiva individualmente equipada. E, em geral, existem muitas soluções e sistemas que fornecem segurança - por exemplo, várias chaves de ignição forçadas e automáticas, um sistema de extinção de incêndios, etc.
Cardans reforçados e muitas vezes dobrados - para suavizar grandes ângulos de inclinação dos eixos. As engrenagens planetárias reduzem a carga no acionamento e aumentam a distância ao solo
A suspensão e o chassi em caminhões-monstro também usam muitas soluções especiais. A norma aqui é, exceto que as pontes, que ainda são capazes de suportar altas cargas quando saltam do trampolim ou passam por outras máquinas. Parte das alavancas é feita de tubos com maior ductilidade - para fornecer qualidades adicionais de amortecimento. Elementos elásticos - molas, substituíram as molas anteriores, incapazes de fornecer o curso apropriado da suspensão. E eles, a propósito, são fantasticamente enormes: em média, o curso de suspensão de um caminhão monstro moderno é de 60-70 cm, e às vezes até mais. Assim, são necessários amortecedores duplos especiais: de grande altura, preenchidos com nitrogênio e com tanques de óleo remotos. Seu design e propriedades são calculados de tal forma
Mas essas soluções exclusivas no design de caminhões-monstro não param por aí. Em particular, não é encontrado aqui nos locais habituais nos cubos de roda dos mecanismos de freio: eles são instalados nos eixos de cardan na frente dos diferenciais para reduzir as massas não suspensas e geralmente têm sua própria proteção contra influências externas severas.
Mas é impossível fazer sem caixas de engrenagens planetárias: embora elas aumentem as massas não suspensas e reduzam a velocidade máxima, elas podem reduzir a carga nos eixos de transmissão e, adicionalmente, aumentar a distância ao solo em 100-120 mm. E quanto à velocidade ... É realmente necessário para o bigfoot, que mesmo com rivais, persegue uma área limitada com obstáculos?
A partir deste ângulo é especialmente evidente que se assemelha a um corpo de captação - ficção: a base de Bigfoot, ou melhor, o monster truck é armação espacial
Um dos principais tipos de competição caminhão monstro - corrida paralelo com obstáculos na forma de piscinas de lama, trampolins, restos de construção e velhos carros. Ao mesmo tempo, o entretenimento de passar a rota é frequentemente mais importante que a velocidade de superá-los.
Há também performances separadas (às vezes elas não fazem parte de um programa competitivo, mas sim de programas) em que o entretenimento vem à tona. É aqui que o bigfoot salta com eficiência através de carros inocentes, e então (ou como resultado de um salto sem sucesso) eles também esmagam suas próprias rodas. As vias de acesso ao longo das filas de carros já amassados nas rodas traseiras, bem como um salto com uma rotação de 360 ° em torno do eixo horizontal (o chamado back flip), são particularmente bem sucedidas .
Stand apart são recorde de saltos longos. Então, em setembro de 1999, vários caminhões-monstro imediatamente saltaram sobre um avião da Boeing em um show aéreo no Tennessee. Então o comprimento de cada um dos saltos foi de cerca de 60 metros. E em 2011, Dan Rant em um bolide com o nome Bigfoot No. 18 fez um salto para 219 pés (66,7 metros), registrando assim um novo recorde do Guinness em bigfoot jumping.
Único aqui e direção. Não há conexão direta entre o volante e as rodas do Monster Truck: nem um, nem mesmo uma carga, o mecanismo de direção mecânica padrão com uma conexão direta pode suportar as tensões experimentadas pelo monster truck durante acrobacias. Como resultado, a direção é controlada apenas aplicando pressão na rampa de direção e somente o sistema hidráulico gira as rodas. Ao mesmo tempo, não apenas as rodas dianteiras, mas também as rodas traseiras eram gerenciáveis - naturalmente, não para facilitar o estacionamento, mas apenas para melhorar a capacidade de manobra no piso da exposição. Neste caso, o motorista pode, opcionalmente, desativar o mecanismo de direção das rodas traseiras.
Finalmente, ele é coroado com todo esse esplendor técnico (ou perversão - como alguém), dando a um carro grande a aparência de um carro comum - geralmente um SUV-pickup, menos frequentemente um sedã, minivan ou até mesmo um cupê. O corpo padrão, por razões óbvias, não é mais colocado aqui: apenas a imitação é usada em caminhões monstro - painéis externos de fibra de vidro dando a aparência de um carro de produção (o peso deste kit geralmente não excede 100 kg). Mas, em essência, não há nada em comum exceto a semelhança externa (e mesmo isso é frequentemente condicional) com captadores padrão para Monster truck: é uma corrida ou show-car puramente especializada - o mesmo que carros de corrida para Nascar, WRC, WTCC, DTM e p. Talvez seja por isso que na Rússia não há tais monstros, com raras exceções, porque do ponto de vista cotidiano eles são o topo da impraticabilidade: a falta de pelo menos algum conforto, a capacidade de transportar passageiros ou carga, e mesmo com o consumo de combustível puxado a cavalo, juntamente com a proibição de dirigir em vias públicas, fazem com que tenham o único propósito de participar exclusivamente de competições e shows especializados. Que na Rússia não é.
Em média, um caminhão-monstro é :
- até 4 metros de largura e o mesmo em altura.
- até 5-5,5 toneladas de peso
- até 350 kg da massa de uma roda com diâmetro de 167 cm ou mais
- até 1500 e mais hp potência do motor
- o consumo de combustível de até 20 litros por 100 m
- aceleração equivalente a 0-100 km / h, menos do que 4,5 segundos
- a velocidade máxima de 120 km / h
- a capacidade de fazer saltos ao longo de uma distância de 60 metros
- a capacidade de manter sobrecarga no desembarque até 4g ou mais
- o custo de construção é de 150-250 mil dólares
- o custo de um conjunto de rodas é 7-12,5 mil dólares
- o custo de manutenção anual é de até 500 mil dólares
[ fontes ]- até 4 metros de largura e o mesmo em altura.
- até 5-5,5 toneladas de peso
- até 350 kg da massa de uma roda com diâmetro de 167 cm ou mais
- até 1500 e mais hp potência do motor
- o consumo de combustível de até 20 litros por 100 m
- aceleração equivalente a 0-100 km / h, menos do que 4,5 segundos
- a velocidade máxima de 120 km / h
- a capacidade de fazer saltos ao longo de uma distância de 60 metros
- a capacidade de manter sobrecarga no desembarque até 4g ou mais
- o custo de construção é de 150-250 mil dólares
- o custo de um conjunto de rodas é 7-12,5 mil dólares
- o custo de manutenção anual é de até 500 mil dólares
Mas sobre quais máquinas de monstros já falamos: por exemplo, um experiente ZIL "E-167" , mas Colani Supertracks e um Moto Monster . Lembre-se também porque estou preocupado com a roda! Bem, esse é um Trike tão interessante . Em geral, aqui estão as MOTOMONSTRAS e a gigantomania dos xeques árabes.
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