quinta-feira, 30 de maio de 2019

GAZ - o modelo SG-2



A Grande Guerra Patriótica acabou, e o automobilismo soviético gradualmente reviveu, a experiência de criar carros de alta velocidade, embora lentamente, mas estava se acumulando. Foi um processo longo e difícil, uma vez que muitos designers eminentes dos tempos pré-guerra recorreram aos criadores e designers de equipamentos militares, por exemplo, A. Pukhalin e A. Nikitin, durante a guerra. E alguns engenheiros talentosos (por exemplo, V. Tsipulin) foram reprimidos. E, no entanto, há pessoas que podem ser seguramente chamadas de carros-chefes da indústria automobilística soviética. No ZIS era V. Rostkov e no GAZ era A. Smolin. 

Foi Smolin quem em 1951 surgiu com o design único do novo desenvolvimento do GAZ - o modelo SG-2, que o público em geral é conhecido como Torpedo.

Foto 2. 


O automobilismo pós-guerra da URSS não podia ter uma abundância de disciplinas: as raças e cruzamentos lineares mais populares e de mais rápido crescimento. Por um lado, esses tipos de esportes a motor eram bastante democráticos e, por outro, os requisitos técnicos da época eram muito liberais, permitindo grandes mudanças no projeto de carros de produção. Por exemplo, o Estatuto do Campeonato da URSS em 1950 permitiu que quaisquer mudanças fossem feitas no projeto de um carro de produção. Isso se aplica à forma do corpo e às modificações do motor. No projeto deste último, ambos os tempos de válvulas variáveis ​​e um aumento no volume de trabalho foram permitidos, de acordo com a classe do veículo reivindicado. É verdade que tais liberdades entraram em conflito rapidamente com outra idéia geral do desenvolvimento do caráter esportivo soviético de massa.



A experiência do primeiro campeonato da URSS em corridas de automóveis, realizada em 1950, mostrou que os requisitos técnicos existentes colocam condições desiguais em pilotos únicos e aqueles que têm bases de produção poderosas. E, portanto, para criar um certo equilíbrio, os requisitos técnicos do Campeonato da URSS foram alterados quase todos os anos. Então, já em 1951, restrições rigorosas foram impostas para mudar a estrutura do corpo, e um ano depois o nível de modificações no motor foi limitado. No entanto, o automobilismo da época permaneceu terreno fértil para designers e inovadores. Foi importante apenas contar com o apoio de líderes empresariais.

Tais condições foram criadas na fábrica de automóveis de Gorky, cujo escritório de design experimental era dirigido por Alexey Andreevich Smolin, que também supervisionava o setor esportivo. Antes de ingressar na GAZ, Alexey Andreevich, lá, em Gorky, trabalhou como designer-chefe em uma fábrica de aviação e agora usava as ideias aplicadas no desenvolvimento de aeronaves em engenharia automotiva. Portanto, não é de surpreender que o projeto de um carro incomum, que foi mantido na agência sob o símbolo SG-2, e mais tarde chamado GAZ-Torpedo, tenha saído sob o lápis de Smolin. Provavelmente, a partir do grupo de designers liderados por Smolin, em um futuro próximo pode-se esperar um maior desenvolvimento do bem-sucedido projeto GAZ Pobeda-Sport, mas o que o engenheiro aeronáutico apresentou em 1951 parecia muito incomum. 


Foto 3



Por analogia com a aeronave, a armação e os painéis da GAZ-Torpedo eram feitos de alumínio e a forma do corpo era o mais próximo possível da forma de gota - a forma mais aerodinâmica criada pela própria natureza da 

GAZ-Torpedo era o carro cujo corpo foi projetado e produzido com o máximo de tecnologia de aviação. Na base do charuto (Smolin era um especialista brilhante no campo da aerodinâmica de aparatos letais) do corpo havia uma estrutura espacial de perfis de alumínio, revestida de folhas de alumínio de paredes finas. 

O corpo aerodinâmico em forma de gota não era de todo semelhante à outra ideia bem conhecida do GAZ - Victory-Sport. Foi um design completamente novo, criado literalmente a partir do zero. Ao desenvolver seu projeto, Smolin recorreu ao uso de tecnologias avançadas de aviação.

Este carro ficou muito mais leve do que seu antecessor - Victory, apesar de ter uma otimização muito melhor. O corpo consistia em perfis de duralumina revestidos com folhas de alumínio. O comprimento do corpo foi tanto quanto 6300 mm, largura - 2070 mm e altura - 1200 mm. O peso do carro era 1100 kg. O motor foi usado da mesma forma que no carro GAZ Pobeda-Sport - o motor GAZ-20 forçado com um compressor tipo Roots e um volume aumentado para 2487 cm3. Este motor deu 105 hp a 4000 rpm, mas o peso do GAZ-Torpedo era 100 kg menor que o do Victory-Sport. 

Eixo da hélice como Victory-Sport, composto por duas partes, separadas por um suporte intermediário. O motor consistia em quatro cilindros com uma taxa de compressão de 6,0. 

Foto 4


Havia também uma caixa de três velocidades sem sincronizadores, um mecanismo de válvula SV e um carburador. O carro ficou bastante potente - 105 cavalos de potência a 4000 rotações por minuto. Mas, apesar de todos os truques técnicos, ela não conseguiu bater o recorde de velocidade do ZIS-112. A velocidade máxima do Torpedo é de 190 km / h. Neste carro esporte dois registros de valor de todo o sindicato foram estabelecidos. 


Foto 5


E, no entanto, é impossível não notar as idéias de ponta de Smolin, usadas na criação do GAZ-Torpedo. Foi uma espécie de treinamento antes da criação de projetos mais avançados, porque pela primeira vez um carro com propriedades aerodinâmicas tão magníficas foi construído. Eles foram alcançados justamente por causa do design exclusivo de casco aerodinâmico proposto pelo talentoso engenheiro Smolin. O torpedo é caracterizado por excelente manuseio, que, a propósito, nem o ZIS-112 nem o Victory-Sport podem ostentar. 


Foto 6. 


Sim, e muitos carros dos anos 50 não diferiram em facilidade e manobrabilidade. Como resultado, os modelos SG1 e SG2 serviram como ponto de partida para a realização das idéias sobre o carro super rápido que pode facilmente bater recordes mundiais. E tal dispositivo foi logo construído e equipado com um motor turbo, mas isso, é claro, é uma história separada.


Foto 7. 


De acordo com os requisitos técnicos da época, as cabines de todos os carros esportivos, com exceção dos participantes em corridas de recordes, eram duplas: a equipe consistia de um piloto e um mecânico. Durante a corrida, a mecânica linear acrescentou óleo ao motor, trocou para um sistema de ignição de reposição, se necessário, controlou as leituras do instrumento ... 


Foto 8. 


Este carro tinha vários nomes: na fase de projeto estava GAZ-SG2, nas laterais do protótipo acabado havia uma inscrição " Torpedo "-GAZ, e nos protocolos de corrida o carro foi declarado como GAZ-Torpedo

Como já mencionado, os requisitos técnicos de 1951 limitaram seriamente o trabalho nos corpos dos carros de produção, e o GAZ-Torpedo e o protótipo não puderam ser chamados - a amostra era uma peça. Portanto, na corrida linear do campeonato da URSS em 1951, o testador de plantas Nikolai Sorokin e o mecânico Gleb Zyablov tiraram o GAZ-Torpedo da competição. A distância de 300 km do carro passou a uma velocidade média de 166 km / h, estabelecendo um novo recorde da URSS. Há mais um indicador significativo - o carro viajou 1 km desde o início em 33,7 segundos, o que também foi a melhor conquista nacional da época. 

Foto 9. 


Foto 11. 


Foto 12. 

AZ-Torpedo durante o teste. Seus antecessores, o GAZ-SG1 Victory-Sport, construíram sobre o chassi da vitória

Bem, e então ... Devido ao fato de que o carro não se encaixava nos regulamentos técnicos de corrida, foi gradualmente esquecido, deixando poeira nos arredores da fábrica. 

De acordo com alguns relatos, o incrível carro em forma de charuto GAZ-Torpedo está muito bem preservado até hoje. Agora, o museu do automóvel da GAZ está trabalhando na restauração deste belo exemplar da engenharia soviética. 

A propósito, o Victory-Sport está mais perto: 



discutimos mais detalhadamente a indústria automobilística soviética: Gorky Automobile Plant 



fontes ]

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